×

Eleitores de Pernambuco contarão com transporte gratuito neste domingo

Urnas eletrônicas seguirão em comboio para os locais de votação em todo Estado

Eleitores de Pernambuco contarão com transporte gratuito neste domingo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em parceria com o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros, irá fornecer transporte gratuito para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que solicitarem o serviço. O projeto Eleições Acessíveis atua desde 2020 oferecendo vans adaptadas para levar pessoas com deficiência ao local de votação.

Neste ano, o programa atenderá sete cidades. São elas: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. No total, 250 vagas estão sendo ofertadas para todo o estado.

A eleitora ou o eleitor que quiser agendar o serviço deve entrar em contato com o número (81) 3194-9275 através do WhatsApp. É importante destacar que a solicitação deve ser enviada em mensagem de texto. Áudios e ligações não são recebidos pelo canal de atendimento.

Região Metropolitana

Haverá um horário específico em que o eleitor poderá usar tanto ônibus quanto o metrô de forma gratuita. Das 7h30 até às 17h30, ou seja meia hora antes de meia hora depois do início da votação.

A decisão veio do Superior Tribuna Federal (STF). O “Grande Recife” irá reforçar a frota que geralmente é reduzida aos domingos. Serão, ao todo, mais de 13 mil viagens realizadas. “O eleitor poderá estar tranquilo no que diz respeito a utilização do transporte público ao se dirigir de sua casa até o local de votação, bem como o retornp à sua residência”, pontou Matheus Freitas, Diretor Presidente do Grande Recife.

O metrô do Recife anunciou que os trens estarão circulando normalmente neste domingo (6). A operação seguirá o horário normal de funcionamento: das 5h às 23h.

A CBTU, responsável pela administração das linhas centro e sul, informou que diante da necessidade em atender a população, as obras de manutenção corretivas (que acontecem aos domingos) serão suspensas para liberar o tráfego dos trens.